A ministra Margareth Menezes recebeu, nesta terça-feira (13), em Brasília, o secretário da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, que apresentou as ações e demandas emergentes do setor. A Senadora Professora Dorinha Seabra, coordenadora da bancada tocantinense no Congresso, intermediou o encontro.
Na ocasião, Pinheiro discutiu as iniciativas realizadas pela pasta desde sua recriação em março de 2023. Entre os resultados apresentados, destacou-se a execução quase completa dos recursos da Lei Paulo Gustavo, posicionando o Tocantins entre os estados que melhor aplicaram a lei até o início de agosto.
Durante a audiência, Margareth Menezes destacou a capacidade do estado de se tornar um modelo para outras regiões, especialmente em relação à execução de programas culturais. Como exemplo, citou as duas unidades do CEU da Cultura destinadas a Palmas e Araguatins, com investimento de R$ 4 milhões, e a aquisição de uma unidade do MovCEU, veículo adaptado para levar cultura às regiões mais carentes do estado.
Tião Pinheiro enfatizou as dificuldades enfrentadas pelo estado, como a falta de estrutura física e de equipe técnica especializada, mas reiterou a disposição do governo estadual em apoiar a cultura. A ministra Margareth Menezes reforçou a importância de apoiar essas iniciativas e solicitou à sua equipe a análise da viabilidade de novos recursos para a aquisição de mais uma unidade do MovCEU.
Ações 2º semestre de 2024
Outras ações da Secult, previstas para o segundo semestre de 2024, também atraíram a atenção da ministra, como o 1° Seminário de Livro, Leitura e Escrita, os fóruns regionais de cultura e a Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto). Margareth Menezes elogiou especialmente o Seminário de Economia Criativa, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo, lançada recentemente.
O encontro terminou com a promessa de uma agenda conjunta de ações entre o MinC e a Secult, incluindo a primeira visita da ministra ao Tocantins nos próximos meses.