A 2ª Caminhada Agosto Lilás aconteceu nesta quinta-feira, 15, em Araguaína para reforçar a luta pelo fim da violência contra a mulher. A ação, organizada pela Polícia Civil por meio da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Araguaína), contou com o apoio do Governo do Tocantins, do Tribunal de Justiça do Tocantins e da Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria Especial da Mulher.
Centenas de participantes, entre mulheres, representantes das forças policiais, membros da comunidade e apoiadores da causa, uniram-se na caminhada. O evento começou no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma e seguiu até a Via Lago. Ao longo do percurso, os participantes tiveram acesso a aulas de ritmo, defesa pessoal, aferição de pressão, entre outras atividades.
De acordo com a projeto, a Caminhada Agosto Lilás busca levar informação sobre a violência doméstica. E representa mais um passo na luta pela igualdade de direitos e pela erradicação da violência de gênero. O evento incentiva a comunidade a se engajar nessa causa e a promover um ambiente de respeito e segurança para todas as mulheres.
Dados
A SEcretaria de Segurança Pública do Tocantins divulgou que de janeiro a julho de 2024, foram registrados 7.989 casos de violência contra a mulher no Tocantins. Palmas, Araguaína e Gurupi são as cidades com os maiores índices de violência no estado. As ameaças lideram as ocorrências, com 2.528 casos, seguidas de lesão corporal, com 1.344 registros.
Denunciar
Para denunciar casos de violência contra a mulher, a população pode recorrer às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), à Delegacia Virtual, ao Disque 190, ou ao Disque 180, serviço disponível 24 horas por dia e que permite denúncias anônimas. Centros de Referência da Mulher também estão à disposição para suporte e atendimento.