O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou do encerramento da 45ª Romaria do Senhor do Bonfim em Tabocão, nesta quinta-feira, 15. Ao lado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário de Turismo, Hercy Filho, Barbosa reforçou o apoio do Estado à comunidade religiosa. Ele anunciou a intenção de transformar a data da festividade em um feriado estadual, destacando a importância do evento para a religiosidade local.
A Romaria do Senhor do Bonfim, que começou em 6 de agosto, é uma das maiores manifestações de fé do Tocantins, atraindo fiéis de diversas regiões. A tradição, que teve início como uma devoção pessoal de Valdemar Alexandrino, um dos primeiros moradores de Tabocão, cresceu e hoje movimenta a comunidade local e visitantes. Durante nove dias, os fiéis cumprem promessas, visitam a capela e participam de orações. O ponto alto é a grande procissão, que percorre 1,5 km até o santuário do Senhor do Bonfim, culminando em uma missa de encerramento.
Para o secretário Hercy Filho o papel do turismo religioso é um fator econômico para pequenos municípios. “É um dos maiores geradores de fluxo turístico. O Governo do Tocantins apoia todas as manifestações religiosas do Estado, sejam elas evangélicas ou católicas. Hoje, por exemplo, estamos em quatro lugares simultaneamente”, afirmou.
Conforme o Padre Mauri Barbosa, responsável pela Romaria, é visível o crescimento do evento: “A cada ano, a participação dos fiéis aumenta. É uma celebração que não só movimenta fisicamente as pessoas, mas também alimenta a fé”. Ele agradeceu ao governo estadual pela parceria, que tem contribuído para a expansão da festividade.
ExpoTabocão
Além da programação religiosa, a 14ª ExpoTabocão integrou a celebração, oferecendo uma agenda cultural com shows de artistas renomados. O evento reforça o papel de Tabocão como um importante destino religioso e cultural do Tocantins, atraindo milhares de fiéis e turistas anualmente.