Marcando o início de uma série de capacitações voltadas para o fortalecimento da gestão pública, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) e da Superintendência de Gestão e Ações de Controle Interno (Sugaci), concluiu nesta sexta-feira, 5 de julho, a primeira fase do Workshop em Procedimentos da Formalização da Despesa Pública, iniciado em 17 de junho.
Nesta primeira etapa do workshop, foram abordadas sete temáticas diferentes em 11 cursos, capacitando um total de 705 servidores. O superintendente da Sugaci, Benedito Martiniano Neto, que também é um dos instrutores, destacou a importância da qualificação dos agentes públicos: “A qualificação reflete diretamente na prestação de serviços à sociedade, tornando a administração pública fonte de ações assertivas e compromissadas com o bem-estar dos cidadãos.”
O secretário-chefe da CGE/TO, José Humberto Muniz Filho, enfatizou a relevância das capacitações: “A qualificação constante dos servidores é um investimento que se reflete em maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos, assegurando que as políticas públicas sejam executadas com excelência e transparência. O comprometimento dos servidores em participar e se especializar demonstra o engajamento e a responsabilidade de todos com o serviço público de qualidade.”
O objetivo desta ação é capacitar servidores diretamente envolvidos com a temática dos cursos, possibilitando a melhoria na execução de políticas públicas e, consequentemente, o atingimento da finalidade pública, atentos a práticas que evitem sanções aos agentes públicos e prejuízos para a administração.
Rubens Santos, coordenador do Simplifica Tocantins na Junta Comercial, compartilhou sua experiência: “É a primeira vez que participo dos cursos presenciais da CGE, e estou gostando bastante do que está sendo passado. A didática é muito boa, os instrutores são eficientes, entendem do assunto e conseguem transmitir isso de forma clara. Nos cursos presenciais, temos a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e sair com um conhecimento pronto para aplicar na prática. Me inscrevi em dez cursos disponíveis que estão vinculados de alguma forma à minha área de atuação.”
Cursos
Nesta primeira etapa, foram oferecidos os seguintes cursos:
- Formalização e Execução do Processo da Despesa Pública
- Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública
- Diárias
- Implementação da Gestão de Riscos, Conforme ISO 31000
- Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual
- Tomada de Contas Especial
- Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021): Visão Geral
A instrutoria do evento foi composta pelos servidores Adalvânio Nóbrega, Eliana Rodrigues, Elaine Zanetti, José Batista Filho, Kelsene Alencar, Mônica Gonçalves e Valterly Passos.