O Governo do Tocantins autorizou a elaboração do projeto arquitetônico e a abertura de licitação para a construção da sede própria do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A assinatura da ordem de serviço ocorre nesta sexta-feira, 28, às 11h, no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis, com a presença do governador em exercício Amélio Cayres e do reitor da Unitins, Augusto Rezende.
Inicialmente, a estimativa é de que sejam investidos R$ 350 mil para a elaboração do projeto. Logo depois, a Universidade deverá abrir o processo licitatório para contratar a empresa de engenharia que vai executar a obra. O terreno onde o Câmpus será construído fica na entrada de Augustinópolis, via TO – 201, com extensão de 30 mil m². Em um primeiro momento é prevista a construção de 5 mil m². O local foi doado à Unitins em 2018.
O reitor Augusto Rezende comemorou a autorização emitida pelo Governo do Estado. “Começamos conseguindo a área, que neste ponto já é registrada em cartório como sendo de posse da Unitins, e agora damos mais um passo com a elaboração do projeto arquitetônico e a autorização para a abertura do processo licitatório para a construção. A gestão pública é feita com planjemaneto, procedimentos, e neste momento a Universidade dá mais um importante passo em direção a esta conquista que será muito importante para o Bico do Papagaio”, pontuou.
A construção do prédio próprio vai possibilitar a expansão da Unitins com a abertura de novos cursos de graduação, criação e estruturação de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de consolidar e fomentar a ampliação das estruturas laboratoriais para melhores atendimentos das demandas dos cursos da área da saúde.
Câmpus Augustinópolis
Criado em 2014, o Câmpus Augustinópolis funciona, atualmente, com quatro estruturas alugadas: o prédio do Câmpus, o Complexo de Ciências da Saúde (CCS), o Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas (NPCJ) e o Ambulatório de Saúde.
A unidade possui quatro cursos de graduação: Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina, este último tendo sido instalado de forma inédita na região do Bico do Papagaio em 2021. O Câmpus também oferece cursos de pós-graduação.