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Aos 10 anos de existência: 180 pacientes de média e alta complexidade são atendidos pelo Programa Melhor em Casa

O serviço beneficia por mês, 180 pacientes da capital com assistência humanizada - Foto: André Araújo-GovTO

O Programa Melhor em Casa completa 10 anos de atendimento em Palmas. Implantado em 05 de junho de 2014, com o Serviço de Atenção Domiciliar  (SAD), é desenvolvido pelas equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

“Atualmente, cerca de 180   pacientes de média e  alta complexidade, estão sendo atendidos em seus domicílios. Em 2023 foram 2.037 pacientes atendidos pelo programa. Deste total, a grande maioria foi desospitalização e entre eles pacientes em uso de ventilação mecânica que provavelmente seriam moradores hospitalares”, afirmou a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria das Graças Vieira Rios.

 

Dados da coordenação do serviço apontam que somente em 2023 foram 46. 533 atendimentos da equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos e nutricionistas.

 

Dentre os diversos profissionais de saúde que se dedicam com afinco em prol do paciente está a médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Marina Vieira Ruela, que atua no serviço há quase dois anos e fala um pouco do  sentimento. “É gratificante atender os pacientes em seus lares pois percebemos a alegria deles quando retornam para junto de seus familiares. Estar no conforto de casa influencia no psicológico e ajuda no tratamento”.

 

O Programa

O Programa Melhor em Casa foi instituído com o intuito de levar atendimento multidisciplinar às pessoas com necessidade de reabilitação, idosos com sintomas agudos pacientes pós-cirúrgicos. Ele evita internações hospitalares e diminui também a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

Dentre as diversas patologias dos usuários atendidos estão a neurológica, trauma raquimedular (TRM), alzheimer, doenças degenerativas, cirurgia vascular, cuidados paliativos, entre outras.

 

Importância dos familiares

Os familiares dos pacientes têm um papel fundamental durante o período de assistência oferecido pelo programa. Além de facilitar a recuperação, pela proximidade dos entes queridos, ficam responsáveis por alguns cuidados para garantir mais segurança e bem-estar ao usuário.

 

Equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa vai até o paciente no seu domicílio. Foto: Luciana Barros-GovTO

 

Acesso

Para que o paciente possa ser admitido no Serviço de Atenção Domiciliar, é necessário sua prévia concordância e de seu familiar ou de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e responsabilidade, além da solicitação do médico que o assiste no hospital. Caso o usuário esteja em casa e necessite de acompanhamento, é necessário levar ao SAD a solicitação do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da família que presta assistência ao paciente. Para outras informações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail emadpalmas.to@gmail.com ou ligar no telefone (63) 3218-1059.

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