Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atualização sobre remoção cadavérica é pauta de reunião dos profissionais do Serviço de Verificação de Óbitos no TO na próxima quinta, 09

Web Reunião do SVO irá atualizar os profissionais de saúde sobre o fluxograma das remoções cadavéricas. Foto: André Araújo/GovTO

Para orientar os municípios com informações atualizadas sobre como devem ser realizadas as remoções cadavéricas no âmbito tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove na próxima quinta-feira, 09, uma web reunião para o fluxograma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

 

No encontro, os profissionais da Pasta abordarão informações acerca do fluxo para funcionamento desse serviço, consistindo em esclarecimento da causa mortis mediante realização de necropsias de pessoas falecidas de morte natural, com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica, para definição e implementação de políticas de saúde e fidelidade estatística do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), fornecendo a respectiva Declaração de Óbito (DO).

 

O trabalho é destinado a médicos, gestores municipais e profissionais de saúde, que podem participar acessando o link: [ https://meet.google.com/ptk-tkwj-few ], no horário das 08h às 10h.

 

“Essa reunião busca capacitar sobre o fluxo de remoções cadavéricas em todo o Estado do Tocantins, conforme a Portaria 001, Portaria Conjunta, IML e SVO. E como sabemos o SVO tem o objetivo de elucidar as causas de óbitos mal definidas de interesse epidemiológico por meio de exames necroscópicos. Este é um ótimo momento para retirarmos todas as dúvidas sobre quais casos devem vir para o SVO, quais casos serão encaminhados para o IML e quais casos os médicos dos municípios deverão fazer o atestado de óbito”, disse o médico patologista do SVO da SES-TO, Arthur Carvalho.

 

SVO

O Serviço de Verificação de Óbitos é especializado na investigação de causas de óbitos naturais mal definidos.  Diferente dos Institutos Médicos Legais (IML), que investigam óbitos por causas externas a pedido de autoridade policial, o SVO esclarece óbitos por causas naturais mal definidas por requisição médica, após consentimento de familiares.

 

As ações desenvolvidas pelo SVO no Tocantins contribuem para a qualificação dos serviços de saúde, através da vigilância epidemiológica sobre a qualidade da assistência médica na rede de saúde e sobre as informações de mortalidade.  Atualmente o SVO em Araguaína e Palmas realiza, em média, de 250 a 300 necropsias por ano.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *