No dia do trabalhador, o Governo destaca a contratação de mais de 2,5 mil jovens por meio do Programa Jovem Aprendiz em todos os 139 municípios do Estado. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça traz em evidência as ações de capacitação e qualificação para os trabalhadores conquistar sua inserção ou uma nova colocação no mercado de trabalho.
Jonis Calaça fala que através do programa de inclusão profissional de jovens da região Norte do país, o Jovem Trabalhador do Tocantins “tem impactado positivamente a vida profissional dos jovens participantes do Programa”.
Programa Jovem Trabalhador
Considerado o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil, o Jovem Trabalhador tem por objetivo inserir no mercado de trabalho cerca de 3 mil adolescentes e jovens. Foi lançado em maio de 2023 por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), empresa contratada para a execução do projeto.
Os jovens, de 16 a 21 anos, que assinam o contrato de trabalho formal, podem ficar na vaga por até 24 meses e, além do salário mínimo de hora trabalhada, recebem uniforme, crachá, vale-transporte (quando houver necessidade), 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico.