Uma equipe de bombeiros militares, vinculados ao Quartel do Comando Geral em Palmas, ao 3º Batalhão em Gurupi e à 2ª Companhia Independente (CIBM) de Paraíso do Tocantins, conduziu com sucesso o Curso de Condutor de Visitantes na Aldeia Santa Izabel, localizada na Ilha do Bananal. A capacitação beneficiou 17 indígenas da etnia Karajá e contou com o apoio da Casa da Cultura, situada na própria Ilha.
A Aldeia Santa Izabel é a maior da região, e por isso foi a sede do curso, recebendo indígenas de comunidades menores e instaladas nas proximidades. Entre os temas desenvolvidos pelos bombeiros militares havia o de Primeiros Socorros, tido como de grande destaque, por possibilitar melhor trato aos turistas diante de uma necessidade de locomoção na aldeia.
“É uma forma de enfrentamento às preocupações que temos em relação aos turistas e também às necessidades que os indígenas venham ter, ante um desemprego, por exemplo, uma necessidade de ganho de renda, e é uma terapia ocupacional também”, explicou Marcos Miranda, empresário do setor de turismo na Ilha do Bananal, e apoiador da ação. “Caso haja acidente com algum turista em visita à região, os indígenas já vão saber fazer os primeiros atendimentos”, completou.
As instruções contaram com a participação de três bombeiros militares, sendo os 1° sargento Felipe Alves Bittencourt, 2° sargento Ricardo Gouveia Silva e 2° sargento Marcos Felipe Gonzaga. A atuação durou um dia inteiro, com temas relacionados às teorias e oficinas práticas de imobilização, ressuscitação cardiopulmonar, desengasgo, avaliação geral do paciente, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, emergência clínica, no geral.
“Trata-se de uma boa iniciativa, que pode ajudar a salvar vidas em caso de emergência, tanto no suporte ao turismo quanto na rotina das comunidades”, destacou o sargento Felipe Bittencourt.
ㅤ
Por Luiz Henrique Machado