Na presente ocasião, a comunidade Krahô da Aldeia Mangabeira, situada no município de Itacajá, foi beneficiada com uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por intermédio do Instituto de Identificação, voltada para a emissão de documentos de identificação. O evento ocorreu no dia 22 desta terça-feira, resultando na expedição de 235 documentos, dos quais 145 correspondem à primeira via da carteira de identidade.
A ação do Instituto de Identificação acontece dentro do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e para a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, tem sido de fundamental importância para o acesso das pessoas indígenas aos serviços essenciais do Estado. “É muito gratificante poder contribuir de forma efetiva para que os indígenas tenham seus direitos garantidos. Esta é uma ação de cidadania que une órgãos em prol do benefício desta comunidade”, completou Elaine.
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, enalteceu o trabalho e o esforço de todos os parceiros envolvidos “Estamos aqui na certeza de fazer a diferença para garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia aos povos originários. É um trabalho que tenho muito orgulho de afirmar que hoje é referência nacional. É mais que só a emissão de documentos, atendimento à justiça ou de saúde, significa dignidade, são direitos garantidos”, afirmou o presidente.
Nesta quinta-feira, 23, os atendimentos ocorrerão na Aldeia Pedra Branca, em Goiatins.
ㅤ
Por Governo do Tocantins