A Universidade Federal do Tocantins (UFT) se destacou na noite de ontem, dia 09, na cerimônia da 5º edição do Prêmio FIETO de Inovação – Universidade, conquistando os três primeiros lugares da premiação, disputada por 25 projetos concorrentes enviados por alunos pesquisadores de instituições de ensino profissionalizante, técnico, superior, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, sediadas no Estado do Tocantins. Destes 25 projetos, 12 foram submetidos pela UFT. A premiação ocorreu no auditório do Centro de Educação e Tecnologia – CETEC, em Palmas.
O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) que busca estimular os estudantes universitários e de outras instituições de ensino a desenvolverem soluções inovadoras que gerem impactos positivos no setor industrial e no ambiente acadêmico, visando o avanço tecnológico e o desenvolvimento econômico do Tocantins.
O vencedor da noite foi o estudante do Curso de Engenharia de Alimentos da UFT, Gabriel dos Santos que levou o primeiro lugar do prêmio com o Projeto “Síntese de Biocatalisador Estável para Produção de Frutooligossacarídeos a partir de Fungo Filamentoso e Bucha Vegetal”, orientado pela professora Michelle da Cunha Abreu Xavier. O estudante foi premiado com troféu e a quantia de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
Gabriel dos Santos relata que o projeto foi desenvolvido ao longo de 1 ano e a expectativa é que um dia possa atingir uma produção em larga escala e com baixo custo. A orientadora do projeto explica que o produto proveniente dessa pesquisa é um açúcar prebiótico, não calórico, que auxilia na redução do colesterol e na absorção de magnésio e cálcio pelo intestino, podendo ser consumido por pessoas diabéticas.
Para a professora Claudia Auler, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFT, InovaTo, setor responsável pela divulgação do prêmio na universidade, mobilização dos pesquisadores e também orientadora de um dos projetos premiados em segundo lugar, “essa premiação é mais do que uma mera celebração de realizações acadêmicas, representa a consagração da UFT como um agente ativo no desenvolvimento regional, mostrando para a sociedade a capacidade da universidade de criar soluções inovadoras que têm o potencial de impactar positivamente a indústria tocantinense e a sociedade como um todo”.
A professora Glêndara Martins, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, cursos que se destacaram por conquistarem 3 dos 4 lugares no pódio, “o reconhecimento concedido pelo prêmio FIETO aos pesquisadores do curso de Engenharia de Alimentos e do PPGCTA reflete a qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos em conjunto entre a graduação e a pós e a responsabilidade cumprida ao entregar a sociedade tecnologias que ela precisa para impulsionar o setor. O estado do Tocantins tem o setor alimentício como uma parcela importante da sua economia e, tanto a graduação quanto o programa de pós cumprem diariamente seu papel, não apenas de desenvolver inovações, mas também em formar profissionais de qualidade para atuar no setor”.
Os projetos foram avaliados segundo critérios técnicos estabelecidos no edital de lançamento do prêmio, por uma banca formada por representantes das seguintes instituições: Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, Confederação Nacional da Indústria – CNI, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – SICS e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.
Confira os vencedores da Edição Prêmio FIETO 2023
1º LUGAR
Nome do Projeto: Síntese de Biocatalisador Estável para Produção de Frutooligossacarídeos a partir de Fungo Filamentoso e Bucha Vegetal
Autor/instituição: Gabriel dos Santos de Sousa/Universidade Federal Do Tocantins – Palmas
Coautor: não
Orientador: Michelle da Cunha Abreu Xavier
2º LUGAR – EMPATE
Nome do Projeto: Solução em Reciclagem Têxtil
Autor/instituição: Ana Luiza Sampaio Souto / Universidade Federal Do Tocantins – Palmas
Coautor: Juan Carlos Valdés Serra
Orientador: Juan Carlos Valdés Serra
2º LUGAR – EMPATE
Nome do Projeto: Aproveitamento de Resíduo Agroindustrial para Produção de Proteína Microbiana
Autor/instituição: Sílvio Jackson Félix Alves / Universidade Federal Do Tocantins – Palmas
Coautor: Wellington Barros dos Santos
Orientador: Claudia Cristina Auler Do Amaral Santos
3º LUGAR
Nome do Projeto: Uso de Enzimas Bacterianas do Fruto da Pupunha para a Produção Biotecnológica e Sustentável de Açúcar Invertido
Autor/instituição: Larissa Santos Saraiva / Universidade Federal Do Tocantins – Palmas
Coautor: Natanael do Carmo Sousa Gomes
Orientador: Sérgio Andres Villalba Morales
Acesse aqui o resumo dos projetos vencedores.