Na tarde desta sexta-feira, 10, o delegado de Polícia Civil do Tocantins, Luís Gonzaga da Silva Neto, titular da 26ª Delegacia de Polícia em Araguaína, ministrou palestra sobre “Medidas Essenciais na Garantia da Segurança das Mulheres” em evento ocorrido no Instituto Humanitário Anita Luiza, na cidade de Araguaína.
Em sua palestra, o delegado Luís Gonzaga tratou sobre aspectos da Lei Maria da Penha, explicando o que é caracterizada uma situação de violência doméstica, quais os tipos de violência previstos na Lei, destacando as medidas protetivas de urgência legalmente previstas, além de outros direitos das mulheres dispostos na legislação protetiva.
O aplicativo “Salve Mulher” também foi apresentado aos presentes no evento, ressaltando às mulheres a praticidade na utilização da ferramenta, sendo possível, por meio dela, a mulher realizar denúncias relacionadas à violência doméstica e familiar.
Para o delegado esses momentos aproximam a Polícia Civil da população local, além de ser uma oportunidade de esclarecer as pessoas sobre os direitos delas. “É de suma importância esse contato com a comunidade, pois é evidente que a falta de informação muitas das vezes mostra-se como um obstáculo para que mulheres vítimas de violência doméstica venham a buscar ajuda perante às autoridades públicas. O aplicativo “Salve Mulher” foi bastante explorado em nossa explanação, tendo em vista tratar-se de ferramenta da mais elevada importância na tutela da segurança das mulheres que estejam vivenciando um contexto de violência doméstica”, finalizou.
O evento foi uma iniciativa dos alunos do 5º período da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína, no âmbito do projeto integrador. O evento também contou com a presença da enfermeira Érica Justino que tratou sobre o tema “Saúde feminina, bem estar e conscientização”.
O Instituto Humanitário Anita Luiza tem como finalidade prestar atendimento social às mulheres em condição de vulnerabilidade, além de acompanhar vítimas de violência doméstica, auxiliando no desenrolar das medidas protetivas de urgência.
Com informações da SSP-TO