O Sebrae está promovendo visita técnica para operadores de agências de viagens de Portugal e Espanha, entre os dias 16 a 20 deste mês. A ação conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e apresenta o Jalapão a oito empresas internacionais.
Na ocasião é apresentado os principais pontos de parada dos turistas com destaque para as dunas, fervedouros, Serra da Catedral, cachoeiras, as comunidades quilombolas, prainha e a Lagoa do Japonês. Do Jalapão, o grupo segue viagem para Chapada das Mesas, no Maranhão, onde permanecem até o dia 24.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Agência visa diversificar os destinos turísticos que são visitados pelos turistas estrangeiros, incluindo na promoção internacional os principais atrativos de todas as regiões do País. “Os parques nacionais do Jalapão e da Chapada das Mesas são deslumbrantes e possibilitam uma experiência inesquecível de conexão com a natureza, conhecer nossa biodiversidade, mas também a cultura e a gastronomia do nosso Brasil central. São atrações turísticas que agradam o turista estrangeiro, sustentáveis e que geram desenvolvimento socioeconômico para a população local”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“A passagem pelo Tocantins é de grande valia para os empresários que terão uma excelente opção de destino para ofertar aos clientes que buscam experiências únicas de aventura, cultura, ecoturismo e gastronomia e, para nós, o Sebrae, que apoiamos as micro e pequenas empresas da região do Jalapão, preparando-as para ofertarem a melhor experiência de viagem a estes turistas”, afirma o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérisson Antônio Castro.
Projeto
O projeto busca proporcionar uma vivência que amplie o conhecimento sobre os locais visitados, aproximar os convidados da rede de parceiros locais, gerar oportunidades para o aprimoramento e a ampliação das vendas, obter uma avaliação, por parte dos convidados, das experiências e dos destinos visitados e, também, estimular o aprimoramento e a diversificação do produto turístico ofertados pelos fornecedores locais.
Em passagem por Palmas, a empresária Vânia Xavier, da Xperience B. Travel instalada em Lisboa, Portugal, disse que vivenciar e conhecer de perto os atrativos, ter contato e interação com as pessoas, viver a experiência é muito mais importante do que ver os serviços somente pelas redes sociais. “Eu considero esse convite muito bem-vindo, já gosto do Brasil como um destino para recomendar aos meus clientes. O Brasil é enorme e eu não tinha noção nenhuma do que é o interior do Brasil e, por isso, eu aceitei o convite. Não tinha noção do quanto Palmas é grande e o quanto o Tocantins tem muito potencial para trazer mais pessoas”, disse a empresária.