Em Praia Alta, localizada em Dorilândia, um distrito do município de Sandolândia, foi instalada a 15ª Estação Hidrometeorológica da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso. Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), essa nova estação, localizada a montante de todas as outras estações do Rio Formoso, entrou em operação nesta quinta-feira, 20. Com essa adição, o Estado do Tocantins passa a ter 58 Plataformas de Coleta de Dados (PCD) ativas na Rede Hidrometeorológica.
A PCD é uma unidade auto sustentável, com transmissão via satélite, instalada para levantamento e monitoramento do início deste curso d’água e promover autonomia de recursos hídricos.
A secretária Executiva, Mônica Avelino, ressaltou que, “o Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado avança e se aproximando cada vez mais da meta 80 pontos de monitoramento, para cobertura de todas as Bacias Hidrográficas do Tocantins. A instalação da estação em Praia Alta, 15ª na região do Rio Formoso, completa a cobertura integral desta Bacia Hidrográfica em nossa Rede de Hidrometeorológica”.
O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, destacou que, “essa é mais uma unidade instalada pela equipe que trabalha no adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado para coleta e transmissão de dados via satélite, com informações de chuva, nível e vazão dos rios do Tocantins”.
O gerente de Hidrometeorologia da Semarh, Lorenzo Rigo, reiterou que, “a equipe atua de forma dedicada desde a instalação das estações à configuração da PCD para comunicação com o satélite e para transmitir os dados em tempo real por telemetria para a Sala de Situação da ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico] e da Semarh, intercalando as agendas de instalação e manutenção das unidades já instaladas, ao longo do ano. Essa unidade passa a contribuir com a consolidação de dados sobre o comportamento do rio em cada trecho da extensão desta Bacia Hidrográfica”.
Bacia Hidrográfica do Rio Formoso
A Bacia Hidrográfica do Rio Formoso possui uma área de drenagem de 21.328,57 km², cerca de 7,7% da área total do Tocantins, 5,6% da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia e está localizada no sudoeste do Tocantins, uma região movida pelo agronegócio.
Configuração da PCD
As PCDs são configuradas para comunicação com o satélite Geostationary Operational Environmental Satellite (GOES), que é operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e controlada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Acesso aos Dados
A Semarh disponibiliza diariamente no site to.gov.br/semarh a atualização dos dados coletados e registrados na Rede Hidrometeorológica do Tocantins, permitindo o acesso online e gratuito, por ano, mês e dia, através do Boletim Hidrometeorológico.