O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), iniciou na manhã deste domingo, 28, a primeira edição da feira da Colheita, no município de Santa Rosa, povoado Cangas. A feira marca o início de um evento que percorrerá sessenta municípios tocantinenses, abrangendo todas as regiões do Estado.
O evento, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril, é fruto de recursos provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões, e é executado pelo Ruraltins em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária, além das prefeituras municipais.
Com duração de três dias, a exposição dos produtos oriundos da agricultura familiar durante a Feira da Colheita está beneficiando o povoado de Cangas, em Santa Rosa, com uma movimentação econômica no comércio local devido um aumento no consumo dos produtos pelos visitantes da feira.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância do evento para os produtores locais e para a população de Cangas. “Além de expor e comercializar os produtos da própria comunidade, nós trazemos também vitrines com as cadeias produtivas, os nossos parceiros com palestras, treinamentos, capacitações, totalmente direcionadas para o público da comunidade, ou seja, para os nossos agricultores da agricultura familiar”, afirmou o presidente.
O prefeito de Santa Rosa, Levi Teixeira, aproveitou a oportunidade para propor a expansão da feira para o 20º Festival de Música Folclórica que ocorrerá no município de Santa Rosa nos dias 30 de maio a 2 de junho.
“Na oportunidade quero pedir que esse evento ocorra também em nosso 20º Festival de música folclórica que irá ocorrer nos dias 30 de maio a 2 de junho, no município de Santa Rosa, para que a gente possa atender outras comunidades, como a quilombolas, assentamento Bom Jesus, Carajás e demais regiões que estão próximas ao município”, ressaltou o prefeito.
Deu início o ciclo das palestras, o professor doutor Clayton Milagres, do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológico (Nerudes), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), abordando o tema do associativismo, em uma didática motivacional, com o objetivo de despertar nos agricultores a importância do trabalho coletivo e demonstrar que a roça também é um negócio viável quando realizado de forma organizada e participativa.
Satisfeito com a feira, o produtor Geraldo Neto Costa de Araújo compartilhou sua experiência, destacando a importância do evento para os produtores locais. “Hoje trouxemos bolo de arroz, pimenta malagueta, requeijão, limão, banana maçã, mandioca e já vendemos quase tudo. Pra nós é muito importante esta oportunidade”, afirmou Geraldo.
De acordo com o Ruraltins, a primeira edição da Feira da Colheita em Santa Rosa evidencia o potencial da agricultura familiar, fortalecendo a união entre produtores e comunidade. Evento promete marcar o início de uma série de feiras que contribuirão significativamente para o desenvolvimento rural do Estado do Tocantins.