O Balé Popular do Tocantins está completando 10 anos de criação, uma década de figurinos elaborados, coreografias emocionantes, dançarinos que transbordam talento e apresentações repletas de criatividade, arte e cultura. E foi assim que a companhia de dança celebrou a sua história, com um espetáculo impressionante e de tirar o fôlego, que encantou o público em sua mágica noite de estreia.
A noite de abertura do espetáculo, realizada nessa sexta-feira, 1° de dezembro, contou com apresentações surpreendentes dos alunos dos polos do Colégio Estadual Vila União e Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya.
No sábado, as apresentações seguem com estudantes dos polos de dança do Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz e Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e, no domingo, finaliza o primeiro bloco de apresentações com os alunos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.
Os ingressos para assistir às apresentações podem ser adquiridos no local do evento por um quilo de alimento não perecível.
O secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação, Edinho Fernandes, marcou presença na noite de abertura e reforçou a importância e o impacto que o projeto tem na vida dos jovens. “São 10 anos de um projeto lindo, totalmente gratuito, que atende crianças e adolescentes de diversas escolas da nossa capital e que vai ser expandido para mais regiões. O balé é composto por vários profissionais que trabalham com seriedade e respeito. Esse trabalho é muito importante”, pontuou.
A estudante e bailarina Lara Fonseca, que faz parte do polo do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, acredita que participar do Balé Popular é inspirador, pois a dança faz com que ela se sinta viva. “Eu acho que foi uma das coreografias mais rigorosas que eu já tive. Já dancei outras antes e foram todas muito boas, mas hoje foi uma das melhores, porque estamos comemorando os 10 anos e me sinto muito feliz por estar aqui celebrando com o Balé”. A jovem apresentou a dança “Meu Brasil”.
Mãe da bailarina Maria Luiza Sampaio, Ana Cristina Sampaio, não conteve a emoção ao ver a filha de 9 anos se apresentar pela primeira vez com o Balé Popular. “Minha filha é apaixonada pelo ballet, está muito feliz e se sentindo realizada. O ballet tem auxiliado na disciplina e no afastamento das telas de celular. Ela está mais focada na cultura e na arte”.
Com muito orgulho e emoção, o professor Denis Rodrigues relata que completar dez anos é uma vitória de toda a comunidade, por ser algo que beneficia tanto as pessoas. “Eu acredito que somos vitoriosos. Esse espetáculo é a culminância dessa luta, dessa guerra de tentar fazer o belo, o sutil, e que ao mesmo tempo impacte tanto na vida das pessoas, das crianças, das famílias. É maravilhoso para a gente”.
“Eu percebi pelo número de ingressos que são ofertados que praticamente todas as noites já estão com lotação máxima. As pessoas ficam esperando esse momento, é muito especial para os pais e para a comunidade em si. A combinação dos 10 anos vai ser não um, mas o espetáculo”, completou o bailarino.
O primeiro bloco de apresentações acontece no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, nos dias 1, 2 e 3. E o segundo nos dias 7, 8, 9 e no dia 10 será a noite de gala. As apresentações do segundo bloco serão no Teatro do Sesc de Palmas. Ao todo serão 14 apresentações, sendo duas exibições por dia, uma às 18h30 e a outra às 20h30.
Balé Popular do Tocantins
O Balé Popular é um projeto do Governo do Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, que atende mais de 500 estudantes desde 2013, oferecendo aulas gratuitas a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de desenvolver e valorizar talentos tocantinenses por meio da dança.
Fonte: Dicom/TO